Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um enclave de grande beleza e valor paisagístico, frente ao mar Mediterrâneo, entre El Portixol e Cala Blanca, a Residência Sardinera descansa sobre uma ladeira limitada por uma faixa de terra que desemboca no mar, sobre uma enseada de água turquesa.
A moradia é orientada a leste-oeste para garantir o aproveitamento das correntes naturais de ar e iluminação solar. A fachada leste é protegida através de grandes balanços, enquanto a fachada oeste conta com um fechamento formado por elementos motorizados orientáveis e regulares que a protegem do sol durante o verão, permitindo a passagem da brisa e, no inverno, podem ser abertos para a entrada do sol.
As grandes superfícies envidraçadas foram feitas de vidro duplo com isolamento e acústico e térmico com controle solar. Além disso, a moradia apresenta uma envolvente de dez centímetros de poliestireno de alta densidade que garante um elevado isolamento térmico total.
Sob a piscina exterior foi criada uma cisterna de 100.000 litros, onde é direcionada a água da chuva que, posteriormente é utilizada para a irrigação. A vegetação do jardim é irrigada através da exsudação. As espécies utilizadas no paisagismo são nativas proporcionando um alto nível de integração com o entorno e um comportamento racional de espécies com um consumo de água e recursos controlados.
Toda a casa é controlada através de um sistema de gestão de automação, desde a climatização, iluminação, irrigação de forma que se gestiona o consumo de energia da residência de forma otimizada.
A residência oferece uma imagem oposta nas suas duas fachadas longitudinais. A do acesso, mais hermética e opaca é protegida através de um sistema orientável e motorizado de madeira, que por sua vez protege da luz solar e veta a visibilidade da rua.
Entretanto, a fachada leste é muito mais permeável e transparente. Os planos verticais de concreto são fechados através de grandes superfícies de vidro que ficam protegidas graças aos balanços e às sinuosas cortinas têxteis que criam um caráter mediterrâneo e etéreo.
A residência possui um forte caráter tectônico graças a expressividade dos materiais empregados. Conseguiu-se que a texturas do concreto branco e da madeira esbranquiçada se assemelhem tanto que em ocasiões chegam a mimetizar-se.
Nota: Eeste projeto foi originalment publicaod em Junho 27, 2015